5 dicas para você nunca mais parar a atividade física

4/02/2018 05:10:00 PM Denise Marciniak 1 Comments





Oi meus amores e amoras,

Tudo bem com Vocês?

--- O post de hoje é uma colaboração da Vânia do Blog Ziper Chique





Independente de você estar acima do peso, ou ser magro, a atividade física deve estar presente em sua vida. Porque ela ajuda a manter o metabolismo funcionando e eliminar o excesso de gordura desnecessária da comida, aproveitando da forma melhor a fonte de energia que precisamos para manter nosso organismo a todo vapor.
O primeiro passo para que a atividade física seja algo corriqueiro em sua vida é saber se está tudo bem com seu organismo. Vá a um médico e faça seu checkup, veja colesterol, índice glicêmico, nível de TSH etc. e verifique se não está nada irregular. A partir dos resultados, você dará o segundo passo para uma vida saudável, que não terá mais volta – ainda bem.


O que é atividade física?

A atividade física é, literalmente, colocar nosso corpo em movimento. É fazer com que nossos músculos e esqueleto gastem calorias, segundo a OMS para uma pessoa deixar de ser sedentária ela precisa mover-se 30 minutos por dia. E é aí que se encontra o empecilho para que você siga fazendo atividades e não pare mais: “eu não tenho 30 minutos por dia”. Será mesmo?



Dica 1 – comece no seu ritmo
Para quem é sedentário qualquer desculpa é desculpa. O fato de você levantar-se da cadeira ou sofá e caminhar já é uma atividade física, o que você precisa fazer é aumentar a carga conforme for melhorando sua disposição.
No início os 30 minutos podem não ser seguidos, mas caminhar a mais do que você está acostumado é a primeira mudança. Até varrer e passar pano na casa já movimenta o corpo, ou seja, movimentar-se precisa fazer parte do seu dia e ir aumentando até você ter os 30 minutos diários.
Suba escadas até seu apartamento, desça um ponto antes do ônibus, caminhe dentro de sua casa por 15 minutos, baixe um aplicativo de dança de exercícios aeróbicos. O segredo é você não precisa de uma academia ou de um fator externo para começar a mexer-se, com pequenas mudanças você vai notar que sua disposição vai melhorando e você consegue se mexer mais TODOS OS DIAS.



Dica 2 – saiba comer bem
Você ama um doce e não dispensa o churrasco do fim de semana? Não há problema em consumir isso se o seu metabolismo estiver funcionando bem, porque ele consegue queimar o excesso calórico. Porém, se você não se movimenta muito, qualquer caloria em excesso vai ficar ali acumulando-se em alguma região do seu corpo.
A reeducação alimentar é para vida toda, você pode começar reduzindo a porção do que você come e comendo menos alimentos industrializados, principalmente aqueles que contém sódio ou açúcar. Beber mais água é fundamental, assim o corpo consegue manter longe o inchaço e filtrar as impurezas.
Se conseguir ir a uma nutricionista ou nutrólogo, melhor ainda, mas a chave é tomar gosto comendo uma salada e um grelhado, assim como se fosse uma pizza ou hambúrguer. O excesso pode até ser permitido, contanto que ele não aconteça com frequência.
Escolha alimentos mais naturais, opte por aqueles que possam te dar energia durante o dia. Tome mais sucos de frutas, faça refeições leves antes da caminhada, da aula de dança ou do HIIT do seu aplicativo.




Dica 3 – encontre sua atividade física
Nem todo mundo se dá bem com academia ou aulas de dança. Mas, existe uma atividade física para todo mundo, pode ter certeza. Quando você criar o hábito de movimentar-se mais, comer melhor e ver que seu humor está mais disposto e você tem mais energia, procure por algo que você consiga fazer todos os dias sem ter qualquer desculpa.
Fazer caminhadas antes ou depois do trabalho, começar a correr na rua, baixar aplicativos de exercícios e fazer dentro de casa ou ao ar livre, começar aulas de pilates, enfim, o objetivo aqui é saber que a atividade física deve estar dentro da sua rotina para sempre. Não se sinta mal se um dia ou outro você não conseguir por motivos maiores, como pegar um resfriado ou ter um evento, por exemplo, mas ao ver que não conseguiu fazê-lo seu corpo sentirá a falta, e isso é o mais importante.



Dica 4 – motive-se
Outra dica de ouro é não esperar a aprovação ou apoio dos outros para continuar exercitando-se, a vontade tem que vir sempre de você. Coloque metas de peso, medidas do corpo, roupas que quer usar ou melhores resultados do exame de saúde. A motivação é vista e sentida apenas por nós, afinal, é nosso corpo.
Por isso, não deixe que comentários alheios te ponham para baixo, ninguém melhor do que você mesmo sabe o que te agrada. Se possível, encontre amigos e conhecidos que estão em busca de uma vida melhor e junte-se a eles.




Dica 5 – o tempo é seu amigo
Vamos pensar, quanto tempo você levou para ter um corpo sedentário? Foi um trabalho diário comendo mal e deixando seu corpo parado, certo? Por isso, para a busca da vida saudável ou do emagrecimento é preciso o foco diário também, e isso também demanda tempo.
Muita gente acha que a idade atrapalha a perda de peso, mas isso não significa que nunca mais você vai caber naquele jeans ou ter um corpo melhor. O tempo vai ajudar a estabelecer as mudanças, não podemos querer acelerar algo que levamos dias, meses ou anos para definir – da forma errada. Continue os exercícios mesmo quando a balança não mostra o resultado rápido, a constância sempre trará o benefício.
Por isso, achar a atividade física diária ideal é o melhor estímulo, você só não verá uma melhora física caso tenha algum problema de saúde te impedindo, por isso é fundamental fazer o checkup. Lembre-se que na vida a única coisa que é realmente nossa, que possuímos até o fim é nosso corpo, então cuide bem dele.

Espero muito que tenham gostado!!

Para acompanhar a Vân vocês podem acessar o www.ziperchique.com.br ou pelo insta: @vsusaki

e os meus se ainda não seguem corre lá: @denisemarciniak e o @denisegetfit

um beijo e até o próximo post!

Você pode gostar também:

Um comentário:

  1. Gente! Adorei o post! Acabei de iniciar um projeto de mudança de hábitos e sou super sedentária, já anotei as dicas para começar a me movimentar!!!

    Um super beijo!


    www.camilasousablog.com.br

    ResponderExcluir

Olá, não esqueça de deixar seu comentário e se tiver um blog também deixe seu link para eu conhecer!!! beijos =*